ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E ENERGIA SOLAR TÉRMICA: diferenças para aplicação residencial
- Thiago M. dos Santos
- 14 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Em evidência nos últimos anos, a utilização de tecnologias para aproveitamento da energia solar vem se tornando cada vez mais popular. Antes um diferencial para a construção, agora se torna uma necessidade devido ao aumento no custo da energia elétrica e preocupação com meio ambiente. Os principais usos para residências unifamiliares são a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica. Porém é muito fácil encontrar pessoas que não conhecem a diferença entre esses dois tipos e suas aplicações.

A energia solar fotovoltaica é obtida através da conversão direta da luz em eletricidade, sendo a célula fotovoltaica, o dispositivo responsável por essa tarefa. Essas células são reunidas e formam a placa fotovoltaica, que é basicamente o módulo solar fotovoltaico ou placas fotovoltaicas. Através da união dessas placas é possível produzir a energia elétrica necessária para a residência e para venda de seus excedentes.
Com dois tipos de sistema, a energia fotovoltaica proporciona a escolha do tipo mais adequado para cada instalação na sua residência. O sistema Off-Grid é conhecido como sistema isolado que funciona independente da rede elétrica e geralmente utiliza bateria para armazenamento da energia gerada. Já o On-Grid necessita da existência da rede elétrica da concessionária local para funcionamento, tendo a produção de energia entregue diretamente a ela (excedente de energia), sendo revertida em desconto para suas contas de energia, o chamado de “relógio invertido”. Essa produção de energia não é influenciada totalmente pelo clima pois até em dias nublados as placas solares conseguem produzir energia elétrica, porém em menor quantidade.
A energia solar térmica é obtida através do uso da energia do Sol transferindo para um meio que transporta calor, geralmente água. Esse fluído com sua temperatura aumentada circula no coletor solar (placa solar) através das serpentinas e flui pelo sistema fornecendo a água nos pontos de utilização numa temperatura ideal conforme seu uso, dependendo da localização e orientação. Esse tipo de aquecimento solar de água pode ser utilizado em piscinas e para atendimento dos pontos de utilização de água quente da residência (lavatório, pia de cozinha e chuveiros, etc). O sistema solar de aquecimento em piscinas utiliza coletores solares abertos que atingem temperaturas menores de até 35° C por não terem o vidro para contenção da radiação solar.
Os coletores solares planos são em módulos fechados com vidro que retém a radiação solar para que aconteça o aumento da temperatura da água em valores maiores de até 60°C conforme a necessidade. Dependendo das condições climáticas em que a residência está localizada o uso da energia solar térmica será menor, porém sua utilização em lugares com o Rio Grande do Sul está bem difundida, necessitando apenas de um sistema de aquecimento de apoio.
Por esses motivos é importante saber qual a intensão no momento de economizar: se o objetivo é economia de energia para o aquecimento da piscina; economia de energia no consumo geral da residência; ou ainda economia de energia elétrica apenas para aquecimento de água.
Com essas informações em mãos, você já sabe como encontrar o melhor tipo de uso para a energia solar que é uma energia limpa, de fonte inesgotável, que pode ser instalada em qualquer lugar desde que seja feito um estudo prévio para aproveitar o máximo que ela pode oferecer em economia.
Comments