ENERGIA SOLAR TÉRMICA: Como optar pelo sistema?
- Thiago M. dos Santos
- 18 de set. de 2018
- 2 min de leitura

Nos últimos anos as informações a respeito da energia solar se disseminaram cada vez mais pelo mundo, principalmente em se tratando da economia de energia elétrica a ela associada. Quando pensamos em energia solar fotovoltaica (placas solares), temos uma gama bem grande de informações e dados que nos ajudam a optar por sua colocação em nossa residência. O mesmo não ocorre com a energia solar térmica (coletores solares), principalmente na região sul do Brasil em especial o Rio Grande do Sul.
No momento de se optar pela troca dos equipamentos convencionais de aquecimento de água, por energia solar, ou então, já instalar o sistema de maneira completa durante a construção do imóvel, a partir de um projeto de energia solar térmica, é possível utilizar-se de conceitos de Análise de Investimentos para a tomada de decisão, verificando-se a VIABILIDADE ECONÔMICA.
A aplicação destes conceitos permite a comparação entre diferentes alternativas de uma maneira científica, possibilitando a criação de diferentes cenários que irão proporcionar uma melhor e mais correta tomada de decisão, facilitando a compreensão do quanto terá de ser investido e do quanto é possível de se economizar com o sistema.
O primeiro aspecto a ser analisado diz respeito ao fato de que não se pode trabalhar com apenas uma alternativa para aquecimento solar de água. Sendo assim, quando pensar em substituição de sistema, por exemplo, deve-se analisar o ganho econômico-financeiro, enquanto que, se optar pela instalação completa de um sistema novo, é necessário levar em consideração outros aspectos como conforto.
O segundo aspecto seria a preocupação em só se comparar alternativas parecidas, como no caso da substituição de chuveiros elétricos por coletores solares, por exemplo. Nestes casos, o volume e a temperatura da água devem ser considerados semelhantes a fim de que a comparação seja justa.
O terceiro aspecto a ser observado é que as alternativas estudadas devem sempre considerar o valor do investimento no decorrer do tempo, ou seja, os valores nominalmente iguais em investimentos, custos operacionais ou em redução de gastos, porém ocorrendo em momentos distintos.
O quarto aspecto a ser considerado diz respeito à disponibilidade de capital, que pode ser escasso, e neste caso, qualquer alternativa que exija uma quantia superior aos recursos disponíveis, sejam próprios ou de terceiros, deve ser descartada.
O quinto aspecto recomenda que se atribua certo peso para aquelas previsões que apresentam determinado grau de incerteza. Isso ocorre, por exemplo, com as estimativas das médias de temperatura e dos dias de chuva, quando se projeta a utilização de coletores solares.
Em resumo, os dados econômicos e gerencias captados através desses cinco aspectos e outros que podem ser incluídos são de extrema importância na tomada de decisão e devem influenciar você na escolha pelo aquecimento solar de água. A análise de investimentos norteará a tomada decisão com o máximo de conhecimento sobre as alternativas. Nunca esquecendo da necessidade de projeto do sistema de aquecimento solar de água para que a Viabilidade Econômica seja aplicada na sua totalidade com precisão em que foi calculada na hora de utilização do sistema. Agora é só escolher.
Comments